Busca:      
  Perguntas freqüentes
  Cadastro
  Publicidade
  Fale Conosco

O Wiki Ortopedia é uma enciclopedia virtual criada para tirar as principais dúvidas sobre temas ortopédicos e assuntos relacionados.


Wiki em Ordem Alfabética:




Envie um artigo:


Faça parte do Wiki Ortopedia, clique aqui e envie um artigo relacionado a ortopedia.
MANGUITO ROTADOR
postado em 28/03/2010 às 21:39:43 .

Figura 3 - o manguito rotador reparado

O ombro tem o seu movimento amplo proporcionado por vários músculos, mas um grupo em especial é muito importante: o manguito rotador. O manguito rotador é composto por quatro músculos chamados subescapular, supraespinhal, infraespinhal e redondo menor (Fig.1). Esses músculos têm a função de rodar o braço para dentro (subescapular), afastar o braço do corpo (supraespinhal) e rodá-lo para fora (infraespinhal e redondo menor). Deste grupo muscular o supraespinhal é o mais "vulnerável" deles, pois ele passa no túnel do supraespinhal onde pode sofrer um atrito sob o acrômio (Fig.2) quando este é curvado para baixo ou quando tem um osteófito (esporão) que vai se formando com o passar dos anos. Esse atrito causa inicialmente um processo inflamatório no tendão (tendinite) e na bursa (bursite), que depois pode evoluir para uma degeneração tendinosa (esfiapamento) que o enfraquece cada vez mais, podendo chegar até a rotura do tendão, parcial ou total. Essa é a progressão natural da Síndrome do Impacto Subacromial para a Rotura do Manguito Rotador. Esse é o principal problema que aflige o ombro das pessoas acima de 40 anos que, quando não tratado de maneira adequada pode evoluir para a rotura dos outros tendões do manguito rotador (rotura maciça) que, além de doer muito, prejudica a função do ombro e pode evoluir para um grave desgaste articular (artrose) irreversível.

O tratamento da Síndrome do impacto na maioria das vezes é conservador com repouso, anti-inflamatório, fisioterapia e, em casos selecionados, infiltração. Quando o tratamento conservador não tem sucesso, a indicação é a cirurgia por via artroscópica para se abrir o espaço sob o acrômio, permitindo uma passagem do tendão do supraespinhal sob o acrômio sem atrito. Contudo, quando já houve a lesão tendinosa, na maioria das vezes o ideal é que ele seja reparado, também por via artroscópica (Fig.3) de modo que o paciente fique sem dores, recupere a função normal do ombro e também não evolua para a artrose do ombro, piorando ainda mais o seu quadro.

A recuperação pós-operatória da reparação do manguito rotador é demorada e deve ser muito cuidadosa, pois um movimento mais forçado antes do tempo permitido pode causar uma nova lesão tendinosa, comprometendo todo o processo de cura. A fisioterapia pós-operatória, inicialmente passiva e depois ativa, é fundamental para a total recuperação do tendão.
A maneira de prevenir a rotura do manguito rotador e mantê-lo sempre fortalecido com a cápsula posterior do ombro alongada e evitando a elevação do braço acima do nível dos ombros por períodos de tempo prolongado ou repetidas vezes.

Autor: Dr Alexandre Henrique

 

     

Artigos em destaque:
  OMBRO DOLOROSO
postado em 28/03/2010 às 21:44:07 .

O ombro humano é uma articulação com grande amplitude de movimento proporcionado ...
  VymLqFJrbSwcShE
postado em 28/02/2013 às 17:58:40 .

Kheili mozoo e khoobi bood o jaleb. Mer c! Shayad misohd ke far modest farad bis ...
  OSTEOARTRITE
postado em 17/07/2008 às 15:49:58 .

A osteoartrite ou artrose (artrite degenerativa, doença degenerativa das articul ...